Com aquisição, a unidade brasileira da MDS dobra de tamanho
Por Beth Koike – De São Paulo – 17/05/2024 05h01
Após um ano e meio de negociações, a Rede D’Or vendeu sua corretora que comercializa planos de saúde e dental, seguros de vida e previdência para a MDS por R$ 800 milhões. O grupo hospitalar detinha 93,5% e o restante pertencia a minoritários que também venderam.
Na disputa, havia ainda a Mercer Marsh e a It’s Seg que também tinham grande interesse na D’Or Consultoria, segundo fontes. Isso porque a corretora movimenta prêmios de R$ 4,8 bilhões, tem 2,5 milhões de usuários, principalmente, de convênio médico. Esses beneficiários são funcionários de cerca de 3,4 mil empresas de diferentes regiões do país, o que é importante para evitar dependência de poucos clientes.
Com a aquisição, a MDS dobra de tamanho no Brasil. No ano passado, a unidade brasileira da Brokerslink, uma rede internacional de corretoras com presença em mais de 130 países, movimentou cerca de R$ 3,5 bilhões em prêmios.
A D’Or Consultoria foi fundada em 2015, resultado de crescimento por aquisições e orgânico. Em pouco tempo, tinha um carteira considerável de clientes. Quando o grupo hospitalar adquiriu o controle da Qualicorp havia uma expectativa de união de negócios, mas isso nunca ocorreu.
O grupo hospitalar decidiu vender a D’Or Consultoria no fim de 2022, na época da fusão com a SulAmérica. Havia questionamentos se um mesmo grupo poderia ter uma seguradora e corretora que comercializa planos de saúde. A maior pressão foi em torno da Qualicorp, empresa em que a Rede D’Or detém 30%.
Na época, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) aprovou a fusão entre Rede D’Or e SulAmérica, mas exigiu que o grupo hospitalar se abstivesse de decisões relacionados à seguradora. A Rede D’Or foi além da decisão do regulador e optou por retirar seus conselheiros que votavam na Quali e terceirizou a administração de sua fatia acionária à gestora Prisma.
Do montante da aquisição, a MDS vai pagar 65% na data de fechamento do negócio e os outros 35% em três parcelas anuais, que podem sofrer algumas variações, conforme métricas estabelecidas no contrato. Os recursos vão ajudar engordar o caixa do grupo hospitalar.
Há uma semana, a Rede D’Or e Bradesco Seguros anunciaram a criação de uma empresa hospitalar que já abre as portas no segundo semestre com três hospitais da bandeira São Luiz, que demandaram investimento de R$ 1,1 bilhão. Ao se juntar à seguradora, a D’Or consegue um parceiro para dividir meio a meio os investimentos em novos hospitais desse projeto, batizado de Atlântica D’Or, e deixa de ter a preocupação de não conseguir o credenciamento da Bradesco Saúde, sua principal fonte pagadora.
Título da Matéria: Rede D’Or vende corretora por R$ 800 milhões
Fonte: Valor Econômico
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